Citação:
Quanto a dizer que se o jogo fosse feito em C++ apenas ficaria lento, também é interessante deixar claro uma coisa. O C++ é apenas uma linguagem de programação. Se o fabricante divulgasse características do seu hardware não haveria necessidade de usar OpenGL nem DirectX, você poderia controlar diretamente sua placa. Porém, para isso, e pelos motivos supracitados, o fabricando disponibiliza normalmente as APIs acima.
Os fabricantes nao divulgam simplesmente porque nao é interssante a cada novo jogo alguem criar um novo driver de video... voltariamos ao inferno da programacao dos, sem falar em segredos de industria...
Citação:
Quando eu disse C++ me relacionei a API Win32
Voce nao deixou claro isso em nenhum momento e simplesmente afirmou de certa forma que o C++ deixaria o jogo lento.
Em C, C++ ao pé da letra não é possivel se fazer nada, pois ambas as linguagens não possuem nada muito além de IO de arquivos. Mas hoje em dia ninguem programa nada partindo o zero, do zero quero dizer zero mesmo, fazer boot, kernel, etc. Todos hoje usam (com excecao dos kras do SO) alguma base por baixo, que é o sistema operacional, este nos prove uma enorme abstracao do hardware abaixo dele para que ninguem precise ficar re-inventado a roda a todo tempo.
Sendo assim realmente no windows ou em qualquer outro sistema moderno vamos acessar o hardware usando camadas do SO que podem nos prover os mais incriveis recursos...
Ninguem vai acessar a GPU diretamente devido a complexidade desta, o OpenGL e o Direct3d fazem muito trabalho por baixo dos panos para facilitar a nossa vida, e os drivers da placa fazem mais um bocado para facilitar a vida destas API's.
Ninguem hoje em dia quer deixar aplicacoes acessar a maquina diretamente, esse acesso é restrito ao minimo possivel que o SO precisa acessar por causa de bugs, desenvolvedor faz cagada e queremos manter ele longe de pontos onde ele possa ferrar com tudo.
eu imagino a quantidade de telas azuis que eu teria com desenvolvedores de jogos se metendo a besta em fazer drivers de placa de video customizados ou kernel panics que o linux teria...
Inclusive o time de compatibilidade da ms já disse que o maior problema deles sempre foram jogos fazendo gambiarras de tudo quanto é jeito no sistema para explorar bugs...