www.programadoresdejogos.com

[P D J - Programadores e Desenvolvedores de Jogos]
Bem-vindo: Qua Set 08, 2010 8:16 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Começando - Jogo Musical - Dicas Iniciante
MensagemEnviado: Sex Fev 05, 2010 2:49 am 
Iniciante PDJer
Iniciante PDJer

Olá pessoal, sou novo no fórum, e quero começar a desenvolver softwares de entreterimento como jogos e softwares educativos. Sempre quiz brincar nessa área, porém não tinha tempo.

Estou querendo desenvolver um software musical e meu primeiro objetivo é que fazer com que seja possível escrever partituras de forma simples, ao melhor estilo guitar-pro 4, a pessoa escolhe a linha da partitura coloca as notas, depois escolhe o intervalo entre as notas e coloca-o, assim vai escrevendo a musica.

Meu segundo objetivo é fazer no mesmo software um jogo ao estilo Guitar-Hero, Rock-Band, porém sem aquela parte gráfica átraz onde você assiste a banda tocar a música enquanto joga. O meu projeto é de um jogo mais simples, ao estilo do software Synthesia, onde existem as notas que correm em uma linha de tempo e um teclado para que os jogadores apertem as notas na hora certa.

Sou formado e trabalho com desenvolvimento de sistemas a dois anos, minha principal linguagem de programação é o C#, conheço bem também Java, já tive aulas e brinquei bastante com Delphi e Vb mas não faço nada com essas linguagens a algum tempo. Além disso conheço HTML, JavaScript e CSS.

Agora que conheçem o software que quero fazer e um pouco do meu conhecimento, eu peço a ajuda de vocês pessoal. Tenho algumas dúvidas nesse começo:

1) Qual linguagem escolher? Não quero fugir de C++, Java ou C#.

2) Qual a vantagem da linguagem escolhida no contexto que eu apresentei? É mais rápida? oferece melhor velocidade no desenvolvimento? é o suficiente poís basicamente meu software será em 2d? etc.

3) O que eu preciso para montar o meu ambiente de desenvolvimento? IDE's, bibliotecas e etc.

4) Qual material vocês recomendam para me ajudar?

P.S: A algum tempo átras eu desenvolvi algo parecido em Delphi, a pessoa escrivia a nota que queria e depois o software tocava a sequência de notas, na verdade eu não grave os sons, o que havia era eu falando as notas(do, re, mi, fa...). O projeto foi abandonado poís havia um problema de buffer, minha tela ficava piscando e eu conclui que talvez Delphi não seja a melhor opção para fazer isso. De qualquer forma não quero fugir de C#, Java ou C++ para aprender.

Obrigado pessoal.

Título:
MensagemEnviado: Sáb Fev 06, 2010 9:44 am 
Membro PDJer
Membro PDJer

Olá Não entendo nada de musica.
Para começar, se vc quer algo portavel e que rode em Dispositivos móveis, vá de Java.

Se vc quer algo multiplataforma e 2D, vá de C++ e SDL ou C++ e Allegro.
Uma boa IDE é o Visual C++ ( Somente Windows ), CodeBlocks ( Windows e Linux )... Eu uso o Eclipse com o plugin para C++ e não tenho oq reclamar!

Bom tutorial de SDL
http://lazyfoo.net/SDL_tutorials/index.php

Site da lib SDL
http://www.libsdl.org/

Qualquer duvida estamos ai!
Abraços!

Título:
MensagemEnviado: Sex Fev 19, 2010 12:10 am 
Iniciante PDJer
Iniciante PDJer

Citação:
Se vc quer algo multiplataforma e 2D, vá de C++ e SDL ou C++ e Allegro.
Uma boa IDE é o Visual C++ ( Somente Windows ), CodeBlocks ( Windows e Linux )... Eu uso o Eclipse com o plugin para C++ e não tenho oq reclamar!

Então, estou pensando em começar com o visual studio ou com o eclipse como IDE. São boas escolhas?

Allegro é uma biblioteca que me da acesso a trabalhar com a parte de video em baixo nível, séria isso? É com directX, OpenLg ou não tem nada haver com isso?

Queria saber também se essa biblioteca (Allegro) é fácil para começar com c++ e se eu posso instalar esse plugin no eclipse ou no visual studio?

Título:
MensagemEnviado: Sex Fev 19, 2010 12:21 am 
Membro PDJer
Membro PDJer

Visual studio C++ é otima, porem só roda no windows.
Sim Allegro tem varias rotinas de baixo nivel, para começar é uma boa, mais baixo nivel que ele é o SDL.
SDL é tipo um directx para o linux.
Allegro vc pode instalar no visual, no Eclipse, no codeBlocks, pesquise sobre a lib, eu já te dei a dica.
Aqui mesmo no forum tem bastante coisa. Abraços!

Título: Re: Começando - Jogo Musical - Dicas Iniciante
MensagemEnviado: Ter Fev 23, 2010 1:57 am 
Iniciante PDJer
Iniciante PDJer

João Virtual escreveu:
Visual studio C++ é otima, porem só roda no windows.

Você quer dizer o arquivo (jogo) compilado ou o Visual Studio no desenvolvimento?

Por ser c++ eu pensei que o .net não a transforma-se na sua linguagem de baixo nível.

Quer dizer que se eu fizer um jogo em c++ no Visual Studio ele só vai rodar no windows, agora se for feito no eclipse ele roda no linux e no windows? É isso?

Abraços!

MensagemEnviado: Ter Fev 23, 2010 8:10 am 
Moderador
Moderador

João, tudo depende do compilador que você estiver utilizando. O VC++ vem com o compilador da microsoft que só compila pra windows. O eclipse não vem com compilador, então vai depender do qual você escolher.

De qualquer forma, um compilador só compila pra plataforma na qual ele roda. Se você quiser compilar pra mac por exemplo, vai ter que compilar usando um mac.

O importante, se desejar manter a portabilidade, é criar o seu código de modo padrão (ANSI), para que compile em todas as plataformas.

MensagemEnviado: Ter Fev 23, 2010 9:47 am 
Membro PDJer
Membro PDJer

Tanto a IDE VC++ quanto oq vc compilar, só vai rodar no windows.
E vc pode por exemplo colocar um asm inbutido no codigo usando o VC++. ( Baixo nivel no caso ) ou até usando C ou C++ mesmo.
Para rodar em windows linux etc, faça como o Jonatas falou.
Exemplo: Aqui uso o Eclipse com plugin para C++, e o compilador Mingw32, O Padrão do meu codigo é ANSI, então pode ser compilado tanto no Linux quanto no windows sem muito esforço.
T+!

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas